COMO ESCOLHER UM CAPACETE ADEQUADO PARA VOCÊ
14-10-2012 01:23
Como Escolher o Capacete Adequado a Você?
O acessório mais importante do equipamento de proteção e segurança para conduzir motos é sem dúvida o capacete, pois é ele que protege a nossa cabecinha. Este guia, criado basicamente com base na nossa experiência e em informações fornecidas por alguns fabricantes de capacetes, serve exatamente para o ajudar a escolher um capacete de qualidade, que esteja de acordo com a sua moto e que lhe permita alguma segurança quando anda na sua moto.
1. Tipos de Capacetes.
Cada tipo de capacetes tem a sua função própria, os seus limites em termos de segurança, as suas vantagens e as suas desvantagens. Cada grupo distinto demotociclistas tem mais inclinação para um certo tipo de capacete, dependendo principalmente da moto que conduz e também logicamente com o tipo de pessoa.
Integrais (para Estrada).
Fáceis de identificar por serem um capacete fechado, este formato confere maior resistência a toda a estrutura. No entanto, estes capacetes facilmente embaciam a viseira e tornam-se algo quentes nos dias de maior calor. São os mais caros de todos uma vez que o custo de desenvolvimento é superior aos outros, oferecem muito maior proteção e têm muito mais material e funcionalidades (ex: canais de circulação de ar, forros removíveis, viseiras destacáveis, etc).
Todo Terreno.
Têm um formato muito próprio que inclui uma proteção contra pedras, lama e poeiras e permitem o uso de óculos adequados. São logicamente indicados apenas para MotoCross e práticas de todo terreno.
Híbridos.
Permitem abrir/deslocar para cima a parte do queixo do capacete. Muito práticos nas grandes viagens, pois permitem descansar um pouco a cabeça e respirar melhor nas paragens, sem ter que retirar o capacete, e são também muito práticos para pessoas que usam óculos.
Abertos.
Com área de cobertura mais reduzida, protegem apenas as orelhas e as partes laterais da cara, e não possuem qualquer proteção para o queixo, sendo poucos os que incluem viseira. São bastante mais baratos que os restantes capacetes, indicados principalmente para trajetos curtos, a pouca velocidade, ou seja, em áreas urbanas.
Curtos.
São a forma mais simples de capacetes. Não protegem nem o queixo nem as laterais. São mais usados nas choppers/custom por se integrarem melhor no estilo, mas a segurança dos mesmos é muito precária ou quase nula. São também mais baratos que quaisquer outros.
2. Pontos essenciais de um capacete.
Conforto.
À parte do fator segurança, o aspecto mais importante de um capacete é o conforto, pois usamo-lo vezes sem conta nas mais diversas condições quando conduzimos a nossa moto. Deve ser seguro, esteticamente agradável e bastante confortável.
Camada exterior (Calota ou casco).
O casco é normalmente composto ou por uma mistura de policarbonatos ou fibra de vidro. Capacetes em fibra de vidro oferecem elevada resistência ao impacto, são muito estáveis e duram bastante tempo. Os capacetes de policarbonatos são mais leves e muito rígidos. O casco deve ser moldado numa só peça pois a sua principal função é dissipar o impacto por toda a estrutura e evitar que qualquer objetos penetre no interior do capacete.
Camada de proteção interior.
A camada de proteção de um capacete é normalmente feita de poliuretano. Tem como função absorver o impacto sem o transmitir para a sua cabeça. Alguns capacetes (dos muito maus) não têm esta camada, o que apesar de lhes dar um ar mais leve e prático de transportar, falta-lhes no entanto o ingrediente principal que é precisamente a segurança.


O acessório mais importante do equipamento de proteção
1. Tipos de Capacetes.
Cada tipo de capacetes tem a sua função própria, os seus limites em termos de segurança, as suas vantagens e as suas desvantagens. Cada grupo distinto demotociclistas tem mais inclinação para um certo tipo de capacete, dependendo principalmente da moto que conduz e também logicamente com o tipo de pessoa.
Integrais (para Estrada).
Fáceis de identificar por serem um capacete fechado, este formato confere maior resistência a toda a estrutura. No entanto, estes capacetes facilmente embaciam a viseira e tornam-se algo quentes nos dias de maior calor. São os mais caros de todos uma vez que o custo de desenvolvimento é superior aos outros, oferecem muito maior proteção e têm muito mais material e funcionalidades (ex: canais de circulação de ar, forros removíveis, viseiras destacáveis, etc).
Todo Terreno.
Têm um formato muito próprio que inclui uma proteção contra pedras, lama e poeiras e permitem o uso de óculos adequados. São logicamente indicados apenas para MotoCross
Híbridos.
Permitem abrir/deslocar para cima a parte do queixo do capacete
Abertos.
Com área de cobertura mais reduzida, protegem apenas as orelhas e as partes laterais da cara, e não possuem qualquer proteção para o queixo, sendo poucos os que incluem viseira. São bastante mais baratos que os restantes capacetes, indicados principalmente para trajetos curtos, a pouca velocidade, ou seja, em áreas urbanas.
Curtos.
São a forma mais simples de capacetes. Não protegem nem o queixo nem as laterais. São mais usados nas choppers/custom por se integrarem melhor no estilo, mas a segurança dos mesmos é muito precária ou quase nula. São também mais baratos que quaisquer outros.
2. Pontos essenciais de um capacete.
Conforto.
À parte do fator segurança, o aspecto mais importante de um capacete é o conforto, pois usamo-lo vezes sem conta nas mais diversas condições quando conduzimos a nossa moto. Deve ser seguro, esteticamente agradável e bastante confortável.
Camada exterior (Calota ou casco).
O casco é normalmente composto ou por uma mistura de policarbonatos ou fibra de vidro. Capacetes em fibra de vidro oferecem elevada resistência ao impacto, são muito estáveis e duram bastante tempo. Os capacetes de policarbonatos são mais leves e muito rígidos. O casco deve ser moldado numa só peça pois a sua principal função é dissipar o impacto por toda a estrutura e evitar que qualquer objetos penetre no interior do capacete.
Camada de proteção interior.
A camada de proteção de um capacete